Ferramentas da Qualidade
Objetivo do Curso
Promover a capacitação nas principais ferramentas da qualidade utilizadas em estruturas de gestão orientadas para resultados, melhorando produtos, serviços e processos.
Conduzir à criticidade de sistemas de gestão garantindo o controle da qualidade, a realização de ações corretivas e preventivas, a identificação de causas e problemas, e a tomada de decisão em processos de escolha e gestão de risco.
Público Alvo
Interessados que atuem ou desejem atuar com análise de dados quantitativos e qualitativos para sistemas de gestão e seus desdobramentos, propondo/implementando soluções efetivas de forma organizada e documentada.
Conteúdo Programático
Visão geral sobre estrutura de processo
Breve relato sobre a Qualidade
Objetivo e estudo das ferramentas: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.
O processo de escolha e aplicação de cada ferramenta e a efetividade nos resultados.
Resultados Esperados
Domínio do conceito das principais ferramentas da qualidade, garantindo assertividade na escolha da ferramenta conforme o processo, produto ou serviço a ser criticado.
Habilidade para criticar e promover melhorias em sistemas de gestão que exigem o tratamento de informações de forma controlada e documentada.
Sobre o Tema
Pré Requisito: Desejável conhecimento de gestão estratégica (objetivos, metas, fatores críticos, planos de ação…).
Carga Horária: 08 (oito) horas.
Material didático: Apostila e atividades práticas.
Quórum máximo para turmas abertas: 10 (dez) participantes.