Ferramentas da Qualidade

Objetivo do Curso

Promover a capacitação nas principais ferramentas da qualidade utilizadas em estruturas de gestão orientadas para resultados, melhorando produtos, serviços e processos.

Conduzir à criticidade de sistemas de gestão garantindo o controle da qualidade, a realização de ações corretivas e preventivas, a identificação de causas e problemas, e a tomada de decisão em processos de escolha e gestão de risco.

Público Alvo

Interessados que atuem ou desejem atuar com análise de dados quantitativos e qualitativos para sistemas de gestão e seus desdobramentos, propondo/implementando soluções efetivas de forma organizada e documentada.

Conteúdo Programático

Visão geral sobre estrutura de processo

Breve relato sobre a Qualidade

Objetivo e estudo das ferramentas: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.

O processo de escolha e aplicação de cada ferramenta e a efetividade nos resultados.

Resultados Esperados

Domínio do conceito das principais ferramentas da qualidade, garantindo assertividade na escolha da ferramenta conforme o processo, produto ou serviço a ser criticado.

Habilidade para criticar e promover melhorias em sistemas de gestão que exigem o tratamento de informações de forma controlada e documentada.

Sobre o Tema

Pré Requisito: Desejável conhecimento de gestão estratégica (objetivos, metas, fatores críticos, planos de ação…).

Carga Horária: 08 (oito) horas.

Material didático: Apostila e atividades práticas.

Quórum máximo para turmas abertas: 10 (dez) participantes.