CONSULTORIA E ASSESSORIA
Consultoria
A Consultoria é um serviço oferecido ao cliente que, acontece por meio de diagnósticos e processos que ajudará na organização e tem o propósito de levantar as necessidades do cliente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais, analisar esses problemas e recomendar soluções. De posse dessas informações, o consultor desenvolvem palestras, pesquisas, análises, treinamentos, elaboração de pareceres, implanta e viabiliza o projeto de acordo com a necessidade específica de cada cliente.
Assessoria
A assessoria é um serviço de acompanhamento nos principais setores da empresa e visa melhorar o desempenho da mesma, traçar planejamentos e estratégias de atuação em sintonia com o mercado.
Sua função é prestar auxílio técnico a empresa desde o desenvolvimento do projeto até a execução do serviço, ou seja, o assessor se envolve operacionalmente com o problema interferindo diretamente nos processos da empresa para solucioná-los.
Contratar uma consultoria e/ou assessoria resulta no crescimento dos resultados financeiros da sua empresa. Confira as vantagens em contratar estes respectivos serviços:
Renovação – O contratado traz conhecimento novo e experiências que foram adquiridas. Isso proporciona uma visão externa, focada em resolver o problema que você está enfrentando com base na experiência de outros projetos;
Disponibilidade – O contratado atua com dedicação exclusiva dentro do prazo estipulado do contrato, enquanto o pessoal interno geralmente está cheio de outras tarefas e assim não consegue ter um foco direto nos problemas específicos;
Neutralidade – O contratado está preocupado em gerar resultados e soluções,
sem rixas ou concorrência por cargos na empresa;
Tempo – O contratado precisa trabalhar dentro dos prazos definidos para o
projeto acordado entre ele e seu cliente. Isso faz com que tudo fique mais
rápido para ser esclarecido e resolvido;
Foco – O contratado por ser uma pessoa de fora e que não tem os “vícios” da
empresa, torna-se mais fácil e rápido o diagnóstico direto dos problemas e
desenvolver soluções por parte do contratado;
Escopo – O contratado trabalha com projetos e objetivos/metas, o que torna o
entendimento claro do escopo, facilitando o controle e garantindo o sucesso.
Iniciativa sem medo – Os colaboradores internos podem levar em
consideração algumas emoções pois possuem relacionamentos mais longos
com as demais pessoas da empresa, e isso pode atrapalhar a tomada de
decisões difíceis. Já a atuação de uma consultoria e/ou assessoria de gestão é
mais racional, o que facilita nessas ocasiões;
Economia – O vínculo temporário com o contratado é muito mais barato do
que a contratação de um especialista, o qual pode vir a se tornar
desnecessário após certo período.
Motivação extra – O contratado proporciona um impulso extra, muito mais
focado, para que as mudanças realmente aconteçam.
Melhoria nas relações empresa/colaborador – Além do gestor de cada setor,
o contratado também se mostra um porta-voz da organização/empresa junto
aos colaboradores e isso já deixa claro para as pessoas que a empresa está
preocupada com a melhoria contínua, que lógico, vai impactar nos resultados
financeiros.